A reabilitação do Arco da Rua Augusta e a instalação de um elevador de acesso ao amplo terraço devolveram à cidade um "miradouro extraordinário", prometeu a Câmara Municipal de Lisboa em Maio. O momento de inaugurar o renovado Arco da Rua Augusta chegou finalmente no dia 9 de Agosto, e os visitantes puderam ver também o espectáculo multimédia "Arco de Luz", de 9 a 18 de Agosto, às 21h30, 22h30 e 23h30.
Gigantes gruas virtuais vão dançar ao ritmo da música, enquanto fazem aparecer o novo Arco da Rua Augusta, peça por peça, e pousam as imponentes esculturas no seu topo. Estas esculturas, que representam personagens da história de Portugal - de Nuno Álvares Pereira a Vasco da Gama - vão ganhar vida e mostrar-nos os episódios mais marcantes das suas vidas, através de efeitos especiais adaptados à fachada Norte do Terreiro do Paço, com técnicas de Video Mapping 3D.
Traduzindo uma arte comemorativa, pombalina e neoclássica, este arco do triunfo, único em Lisboa, ergue-se no eixo da Praça do Comércio, fechando a arcaria da referida praça e abrindo a Rua Augusta. Foi programado em 1759, na época da reconstrução pombalina, com desenho de Eugénio dos Santos.
O miradouro - acessível através do elevador - tem uma panorâmica de 360 graus sobre o centro histórico de Lisboa e o rio Tejo.
Sem comentários:
Enviar um comentário