segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A obra do pintor e arquitecto Giovanni Paolo Pannini

Giovanni Paolo Pannini (Piacenza, 17 de junho de 1691 – Roma, 21 de outubro de 1765) foi um pintor e arquiteto italiano, mais conhecido pelas veduta, pinturas de vistas de locais ou cidades.
Quando jovem, Pannini foi aprendiz de cenógrafo em Piacenza. Em 1711, mudou-se para Roma, onde estudou desenho com Benedetto Luti e ficou famoso como decorador de palácios, incluindo Villa Patrizia (1718 – 1725) e o Palazzo De Carolis (1720). Como pintor, é mais conhecido por suas vistas de Roma, que demonstravam especial interesse pelas antiguidades da cidade. Seus trabalhos mais famosos são as imagens do interior do Panteão e suas veduta, galerias de pinturas de vistas da cidade de Roma.
Em 1719, foi admitido na Congregazione dei Virtuosi al Pantheon. Ensinou em Roma, na Academia de São Lucas, a guilda dos pintores, e na Académie de France onde influenciou Jean-Honoré Fragonard. Seu estilo influenciou ainda vários pintores como Canaletto e Bernardo Bellotto, que supriram o desejo dos visitantes por pinturas que descreviam os cartões-postais romanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário