sexta-feira, 20 de abril de 2012

Loreena McKennitt-Caravanserai- Ao vivo no Palácio de Carlos V, em Alhambra (conhecido, também, pela excelente acústica)

Loreena é uma musicóloga, estudiosa de músicas ancestrais e cantora de excepção que, com instrumentos desses tempos e fielmente reconstruídos, produz música ímpar. Este tema tem muito a ver com a história e com o período da “ rota da seda”.
No tempo da rota da seda e do império otomano os “caravançarais seljúcidas” eram um misto de fortificação e estalagem para viajantes que transitavam entre a Europa e a China carregados de riquezas, designadamente especiarias e sedas. Ao longo dos territórios dominados pelos otomanos foram construídos  muitos  “caravançarais” para repouso dos viajantes, camelos e cavalos. Conforme já vimos  na Turquia, existem vários entre os quais quais os Ribat-e Sharif e o Ribat-e Anushirvan são bons exemplos dos que foram construídos no século XII e que sobreviveram até aos nossos dias. Mais tardio, mas igualmente notável pode referir-se o Sultanhanı, próximo de Aksaray, um dos maiores caravançarais da Turquia. Nos edifícios seljúcidas usava-se geralmente tijolo, sendo as paredes interiores e exteriores decoradas com uma mistura de mármore, cal, gesso e outros materiais moídos. Nos edifícios anatólios típicos do período seljúcida o principal material de construção era a madeira, disposta horizontalmente, exceto ao longo das janelas e portas, onde colunas de pedra eram consideradas mais decorativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário