sexta-feira, 14 de março de 2014

No XXI aniversário da morte de Natália Correia, o lindo poema "Romance de Paloma" e com Amália Rodrigues e Ary dos Santos dizem e cantam "cantigas de amigos"

ROMANCE DE PALOMA

* * * * * * 
Todos os poemas são extraídos da antologia "Cantares dos trovadores galego-portugueses", actualizada pela mão de Natália Correia (publicada em 1970) e ditos ou pela própria e por Ary dos Santos, ou cantados por Amália, com musica original de Fontes Rocha.


Natália de Oliveira Correia (Fajã de BaixoSão Miguel,Açores, 13 de Setembro de 1923 — Lisboa16 de Mar-ço de 1993 ) foi uma intelectual, poeta (a própria recusava ser classificada como poetisa por entender que a poesia era assexuada) e activista social açoriana, autora de extensa e variada obra publicada, com predominân-cia para a poesiaDeputada à Assembleia da República (1980-1991), interveio politicamente ao nível da cultura e do património, na defesa dos direitos humanos e dos direitos das mulheres. Autora da letra do Hino dos Açores. Juntamente com José Saramago (Prémio Nobel de Literatura, 1998), Armindo MagalhãesManuel da Fonse-ca e Urbano Tavares Rodrigues foi, em 1992, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC). VER MAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário