Paul
Cézanne ( Aix-en-Provence, 19 de Janeiro de 1839 - 22 de Outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu
as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX.
Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase
atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós",
deve ser levada em conta.
Após uma fase inicial dedicada
aos temas dramáticos e grandiloquentes próprios da escola romântica,
Paul Cézanne criou um estilo próprio, influenciado por Delacroix. Introduziu nas
suas obras distorções formais e alterações de perspectiva em benefício da composição ou para
ressaltar o volume e peso dos objetos. Concebeu a cor de um modo sem precedentes, definindo
diferentes volumes que foram essenciais para suas composições únicas.
Cézanne não se subordinava às
leis da perspectiva. E sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitectónica;
segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne
preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do
ambiente atmosférico. Não é difícil ver nesta atitude uma reação de carácter
intelectual contra o gozo puramente colorido do impressionismo.
Sobre ele, Renoir escreveu, rebatendo o crítico de arte
Castagnary: Eu me enfureço ao
pensar que ele [Castagnary] não entendeu que Uma Moderna Olympia, de Cézanne,
era uma obra prima clássica, mais próxima de Giorgione que de Claude Monet,
e que diante dele estava um pintor já fora do Impressionismo
Cézanne cultivava sobretudo a
paisagem e a representação de naturezas mortas,
mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar
as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos,
reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de
pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem
subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. Cézanne
pintou sobretudo a sua Provença natal (O Golfo de Marselha e as célebres versões sucessivas de O Monte de Sainte-Victoire).
Nas suas numerosas naturezas
mortas, tipicamente compostas por maçãs, levava a cabo uma exploração formal exaustiva
que é a terra fecunda de onde surgirá o cubismo poucos anos mais tarde. Entre as
representações de grupos humanos, são muito apreciadas as suas cinco versões de Os Jogadores de Cartas. A Mulher com Cafeteira, pela
sua estrutura monumental e serena, marca o grande momento classicista de
Cézanne.VER MAIS
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