Kazimir Severinovich Malevich, (em russo: Казимир Северинович Малевич (Kiev, 12 de fevereiro de 1878 – São
Petersburgo, 15 de maio de 1935) foi um pintor abstrato soviético.
Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento
conhecido como Suprematismo.
Kazimir Maliévitch nasceu perto de Kiev, na Ucrânia.
Seus pais, Seweryn e Ludwika Malewicz, eram polacos e ele foi batizado na Igreja
Católica Romana. O pai foi supervisor nas refinarias de açúcar,
pelo que era obrigado a viajar constantemente.
Em Parjómovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura;
gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que
o rodeiam. Em Konotop dedica-se exclusivamente a pintar e produzir a sua
primeira obra. Em meados dos anos noventa consegue ser admitido na Academia de
Kiev.
Em 1904, após a morte de seu pai, Maliévitch mudou-se para Moscovo,
onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e
no estúdio de Fedor Rerberg, em Moscovo (1904-1910). Foi um período de muitas
descobertas para o jovem artista. Em Moscou, graças a coleções importantes de
quadros franceses de S.I. Chtchukine e de I.A. Morozov, Maliévtich conheceu o impressionismo,
o cubismo e ofovismo.
Trabalhou com os poetas Alexei
Kruchenykh e Velimir Khlebnikov, e em 1913, fez os cenários
da opera futurista Vitória sobre o sol (libreto de Kruchenykh,
prólogo de Khlebnikov, música de Mikhaïl Matyujin). Era o
período do alogismo, da obra ininteligível, que seria substituída pelo
suprematismo.
Em 1911, participou na segunda exposição do grupo vanguardista Soyuz Molodyozhi ("União
da Juventude"), em São Petersburgo, juntamente com Vladimir Tatlin.
Em 1912, o grupo realizou a sua terceira exposição, que incluiu
obras de Aleksandra Ekster, Tatlin e
outros. No mesmo ano, participou da exposição colectiva Rabo do burro, em
Moscovo. Nessa altura as suas obras foram influenciadas por Natalia
Goncharova e Mikhail Larionov, pintores russos de vanguarda que
estavam particularmente interessados no folclore russo chamado lubok.
Ao lado de Kandinsky e Mondrian, Maliévitch é
um dos inventores e teóricos da arte não figurativa. Como fundador do Suprematismo, levou
o abstracionismo geométrico à sua forma mais simples, sendo o
primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos.
O Quadrado negro sobre fundo branco, pintado entre 1913 e 1915,
constituiu uma ruptura radical com a arte existente na época. É composto por
dois quadrados, um dentro do outro, com os lados paralelos aos da tela. A obra
foi apresentada pela primeira vez na exposição em Petrogrado, com outras
38, marcando o lançamento do manifesto e o início do movimento.
Entre 1915 e 1916 trabalhou com outros
artistas suprematistas em uma cooperativa de artesãos e camponeses em Skoptsi e
Verbovka. Em 1916-1917 participou de exposições do grupo Valet de carreau em
Moscou juntamente com Nathan Altman, David
Burliuk e Aleksandra Ekster, entre outros.
É por sua concepção da relação entre arte pura e arte aplicada que
Maliévitch entra em conflito com os construtivistas.
Com a Revolução de 1917, Malevich trabalha como professor e
pesquisador. Sua primeira exposição individual foi inaugurada em 1919,
em Moscovo.
De 1919 à 1922, o artista viveu e trabalhou em Vitebsk, como
professor. Fundou o grupo UNOVIS (afirmadores da nova arte) constituído por alguns dos
seus alunos. Nessa época escreveu a maior parte dos seus textos filosóficos e
teóricos.
Durante a guerra, cerca de quinze dos seus quadros desapareceram e jamais
foram reencontrados. Uma parte deles está atualmente no Stedelijk
Museum de Amsterdam e outra, no Moma de Nova York.
Em 1929, foi acusado pelo governo soviético de
"subjectivismo" e nos anos que se seguiram foi continuamente atacado
pela imprensa. Perdeu suas funções oficiais e chegou a ser preso e torturado.
Morreu abandonado e na pobreza, em São Petersburgo, em 1935. Apesar de ter
recebido funerais oficiais, a condenação de sua obra e do suprematismo foi
seguida de um esquecimento de décadas. O reconhecimento do artista só ocorreu a
partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo
mundo consagraram Kasimir Malevitch com um mestre da arte abstrata. VER MAIS
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